COLÉGIO JOSÉ PIRES

COLÉGIO JOSÉ PIRES
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO

quinta-feira, 12 de abril de 2012


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

COLÉGIO MUNICIPAL JOSÉ PIRES

Rua do Açude – Parque Municipal Ramalho Sampaio, s/n
CEP 46.805-000 – FONE (74) 3259-2275 – Macajuba – Bahia
Autorização D.O. 31/08/2004 – Resolução CEE 55/2004 –
Parecer CEE 153/2004     Código da UEE   29409128

                         PROJETO
"ESCOLA &  FAMÍLIA"
UMA UNIÃO NECESSÁRIA

Macajuba, 27 março e 2012.

Introdução

 Quando os professores relatam que o fato da “família não ir bem” influencia o desenvolvimento escolar dos alunos, estão certamente, imbuídos de razão. Porém, apenas diagnosticar as dificuldades dos pais, providenciará um maior afastamento da família, pois os professores é que são especialistas em educação.
A construção da parceria enquanto uma relação de cooperação entre as instituições família e escola, implica em colocar-se no lugar do outro, e não apenas naquela colaboração tão conhecida do pai que vai à escola só nas reuniões de pais e mestres ou quando é convocado pela direção.
O propósito é que essa parceria se construa através de uma intervenção planejada e consciente, em que a escola possa criar espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa, estabelecendo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições.
Reforça-se então, a necessidade dos educadores dispensarem alguns momentos da sua formação, para conhecer a realidade do seu aluno e com base nas visitas refletirem e reconstruírem a forma de intervenção pedagógica a ser utilizada no processo ensino/aprendizagem, além de estabelecer um parâmetro diferenciado na relação entre um aluno e outro.
   
Justificativa

Em seu artigo primeiro, a LDB trata da educação de uma forma muito ampla. Ela reconhece que a escola compartilha a responsabilidade de educar as novas gerações (crianças, adolescentes) e também os jovens e adultos com várias outras instituições da sociedade; a FAMÍLIA, a convivência humana, o trabalho, as instituições de ensino e pesquisa, os movimentos sociais, as organizações da sociedade civil e as manifestações culturais. Portanto, a FAMÍLIA e a escola compartilham a responsabilidade pela educação com várias outras instituições.
O Projeto: “Escola & Família uma União Necessária” é um grande esforço da gestão do José Pires no sentido de demonstrar que é possível praticar uma ética de co-responsabilidade educativa entre a família e a escola. A iniciativa da interação Escola X Família, tem a finalidade de criar uma cumplicidade entre as duas instituições para que se sintam comprometidos com o ideal de uma educação de qualidade para todos.
O artigo 2º da LDB afirma que a educação é direito de todos e dever da FAMÍLIA e do Estado cabendo aos pais, na idade própria, matricular seus filhos na rede escolar, cumprindo ao Estado a responsabilidade de oferecer vagas e condições adequadas de ensino. Segundo este raciocínio é bem claro que não apenas a escola tem a responsabilidade em educar, mas a família é co-autora nesse processo.

  Objetivos: Específico/Geral
  Objetivo geral:
 ·      Criar uma relação com a família do aluno e conhecer a realidade do mesmo.
 Objetivo específico:
·      Conhecer a realidade do aluno;
·      Conhecer a família;
·         Estabelecer uma relação mais justa com a família;
·         Envolver a família no processo de educação do aluno;
 Órgão/Instituição Responsável: Colégio José Pires
 Nome do Responsável/Função: Equipe Gestora
 Local da Ação: Macajuba-BA.
 Público Alvo: A Família
  Descrição da Ação:
 O projeto prevê que a escola durante o ano letivo faça uma visita a cada família de alunos matriculados na instituição. As visitas serão feitas durante o horário normal de aulas e serão realizadas pelo diretor e equipe pedagógica e/ou administrativa.
Os alunos escolhidos para serem visitados serão escolhidos de forma aleatória, pois o objetivo não é prestar um relatório sobre o comportamento ou aprendizagem do aluno, mas é sobre tudo, para que a escola tenha uma interação maior com a família, conhecer a realidade em que vive o aluno e colher informações que não estão postas na ficha de matrícula. Todas as visitas serão anotadas em livro especifico para tal finalidade além de registradas em fotografias, para a comprovação da visita.
 Avaliação
A avaliação deste projeto ocorre a partir de registros e depoimentos dos familiares, com reflexões e discussões objetivando o estabelecimento de novas metas.

Início e perspectiva de duração:
Terá início no dia 22 de março e culminância no dia 28 de novembro de 2012.
 Duração do projeto: 08 (oito) meses.
 Cronograma
 Março:
Nova Cruz e Macajuba
Abril:
Macajuba e Santa Luzia
Maio:
Macajuba e Região do Caldeirão do Morro
Junho:
Nova Cruz e Fazendas
Julho:
Santa Luzia e Fazendas
Agosto:
Macajuba e Fazendas
Setembro:
Macajuba e Nova Cruz
Outubro: Nova Cruz e Santa Luzia
Novembro:
Visitas aleatórias 
 Resultados esperados para o ano em curso:
Expandir o projeto, de forma que todas as famílias indiscriminadamente sejam visitadas, principalmente as que estão inseridas na zona rural do município. E que haja uma relação mais justa entre Escola e Família.
Resultados esperados para o ano vindouro:
Envolver todas as famílias de alunos matriculados na rede municipal de Macajuba.
Recursos e meios para execução:
Transporte: Carro, maquina fotográfica, caneta, papel, livro de anotações.
 Idealizador:
Equipe José Pires
Patrocinador:
 Secretária Municipal de Educação / Colégio José Pires
Apoiadores:
Secretaria Municipal de Educação / Direção/ Professores / Alunos e Agentes de apoio

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