COLÉGIO JOSÉ PIRES

COLÉGIO JOSÉ PIRES
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO

terça-feira, 24 de abril de 2012

A ESCOLA   X   FAMÍLIA, UMA UNIÃO NECESSÁRIA 

Pesquisa realizada pelo Movimento Todos pela Educação – que tem como missão trabalhar para que sejam garantidas as condições de acesso, alfabetização e sucesso escolar – afirma que a participação ativa da família na vida escolar das crianças e adolescentes pode trazer mais resultados do que se imagina.

No nosso municípios queremos mudar essa realidade graças à iniciativa do Colégio José Pires que implementou em parceria com a Secretária Municipal de Educação Professora Eliete Matos, o projeto “Escola X Família Uma união necessária”  O projeto visa aproximar e estreitar as relações entre pais e professores, por meio da visita de Agentes Educacionais à residência dos alunos para conhecer o ambiente familiar e a realidade de cada aluno.
 Na visita, os profissionais conversam com os responsáveis pelos estudantes e compartilham assuntos educacionais relevantes que visam melhorar o desempenho escolar e aumentar a participação da família nos projetos oferecidos pelas escolas.

O Programa já se desenha em um grande sucesso na educação do município mais de 50 famílias já foram visitadas. Esperamos visitar todas as famílias dos alunos matriculados no José Pires. Por conta disso, o resultado dessa iniciativa inovadora pode ser observado pela satisfação e elogios por parte dos pais e alunos.

Entendemos a educação como um tripé, que envolve ações da Secretaria de Educação, da escola e da família. É fundamental saber como vive o aluno, quais as suas dificuldades, pois tudo o que acontece em casa interfere de algum modo no seu comportamento na escola, no seu desempenho nas aulas e nas provas. Com essa aproximação, já temos uma base para analisar cada situação e assim começar a lidar melhor com os problemas. Por outro lado, a família se sente valorizada com a atenção dada pela escola àquela criança e se envolve mais no processo educacional.


Segundo pesquisa, a interação da família com a escola incentiva notas melhores e, consequentemente, melhores posições do país em rankings de qualidade da educação.

Especialista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul afirma ainda, que no Brasil, a participação dos pais ainda é muito incipiente. Muitos pais só visitam a escola quando são convidados ou por consequencia de algum ato inadequado praticado por seu filho, hoje porém, estamos consceintizando os pais a participarem ativamente da vida escolar da criança e do adolescente, para isso traçando uma nova meta para aproximar a família da escola. Essa meta Granças a Deus e aos esforços dos agentes da educação do José Pires e da força da Secretária Municipal de Educação Eliete Matos com toda certeza será alcançada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário