COLÉGIO JOSÉ PIRES

COLÉGIO JOSÉ PIRES
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO

terça-feira, 13 de março de 2012


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO MUNICIPAL JOSÉ PIRES
Rua do Açude – Parque Municipal Ramalho Sampaio, s/n
CEP 46.805-000 – FONE (74) 3259-2275 – Macajuba – Bahia
Autorização D.O. 31/08/2004 – Resolução CEE 55/2004 –
Parecer CEE 153/2004     Código da UEE   29409128


MINHA AULA VAGA, NÃO É VAGA

Macajuba, 10 de fevereiro de 2012.
INTRODUÇÃO
O Projeto “Minha aula vaga, não é vaga” traz uma oportunidade ao colégio, aos professores e aos alunos de trabalhar temas pertinentes à educação, mas que nem sempre conseguem ser desenvolvidos na grade de ensino curricular.
Questões como os Temas Transversais e, muitas vezes, especificidades de cada disciplina deveriam ser abordados juntos ao conteúdo de sala de aula, assim como  indicam  os   PCNs. Entretanto, por diversos motivos, essas questões nem sempre são abordadas e professores e alunos acabam prejudicados. Diante de tais afirmações a coordenação pedagógica do Colégio José Pires, desenvolveu o Projeto “Minha aula vaga, não é vaga” com a finalidade de valorizar o tempo em que o aluno eventualmente ficará sem ter aula em determinado horário. 
O objetivo deste trabalho é aproveitar a oportunidade oferecida e trabalhar com alguns conteúdos extracurriculares que certamente será de suma importância para  a formação cidadã do aluno.
JUSTIFICATIVA
A iniciativa de desenvolver o projeto “Minha aula vaga, não é vaga” se deu devido às observações que foram feitas durante o ano passado, onde os alunos em aulas vagas ficavam passeando pelos corredores da escola e na maioria das vezes atrapalhando as aulas.
Algumas faltas, porém, sempre existirão. E os estudantes não podem ser prejudicados. Aí entra o planejamento. Quando há tempo, a primeira opção é convocar um professor substituto. Mas, se esse profissional não está disponível, o mais comum é distribuir os alunos em outras turmas, deixar um docente responsável por mais de um grupo, delegar a responsabilidade para funcionários de apoio ou criar atividades na sala de leitura, informática ou na quadra de esportes. "A pior opção é dispensar os alunos ou adotar a aula vaga, quando os estudantes ficam esperando o próximo professor"
Silmar dos Santos, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e autora da pesquisa As Faltas de Professores e a Organização de Escolas na Rede Municipal de São Paulo. 
Visando minimizar esse problema, a coordenação pedagógica resolveu desenvolver o projeto com o propósito de substituir o período de aulas vagas por vídeos educativos, palestras sobre temas diversos, proferidos, de forma voluntária, por profissionais capacitados e com disponibilidade de tempo, apresentação de atividades lúdicas e culturais e tele-aula. Com base nas elucubrações da mestre e educação Silmar dos Santos, pretendemos com esse projeto, não apenas resolver a questão das aulas vagas, mas acima de tudo, trazer nova alternativa de aprendizado para o nosso alunado e em consequência disto evacuar os corredores da escola.
Órgão/Instituição Responsável: Colégio José Pires
Nome do Responsável/Função: Coordenação Pedagógica, Equipe Gestora, Professores e funcionários.
Local da Ação: Macajuba-BA.
Público Alvo: Alunos do José Pires.
Beneficiados:
Todos os matriculados para o ano letivo 2012
Descrição da Ação:
O projeto prevê que os alunos, que eventualmente estejam em aulas vagas, deverão ser direcionados para o auditório da escola onde participarão de atividades programadas para tais ocasiões. Sob a orientação da coordenação pedagógica e/ou professores substitutos e se o momento demandar, funcionários devidamente orientados, os alunos estarão participando de aulas temáticas, palestras, seminários, vídeos, filmes etc.
As atividades estarão atreladas a todas as disciplinas do currículo escolar e possibilitarão aos alunos um dialogo interdisciplinar mais sistematizado sobre os temas abordados em salas de aulas.
Os professores das disciplinas terão a oportunidade de trabalhar em sala de aula os temas trabalhados no projeto “ Minha aula vaga,não é vaga” levando em consideração as  temáticas  que estiverem mais próximas dos conteúdos trabalhados durante a unidade.
Essa interação entre aquilo que se trabalha em sala de aula como conteúdo programático e os temas que serão trabalhados no projeto servirá como ferramenta estimuladora para que desperte no aluno o interesse em interagir com os conteúdos pré estabelecidos e a realidade fora da instituição escolar, além de despertar o seu senso crítico, tornando-o um individuo questionador e participativo nas ações escolares e no meio onde está inserido.
AVALIAÇÃO
Toda e qualquer atividade deverá passar pelo crivo da avaliação, até mesmo porque é a avaliação que nos mostrará a relevância ou não da iniciativa. Nesta proposta a avaliação não terá uma conotação individualista nem mesmo de bonificação para o aluno, ela, será feita de forma integral, observando todos os aspectos de aprendizagem dos alunos e a validade dessa aprendizagem no contexto social e escolar. Dentro da proposta avaliativa será levando em consideração o número de aulas vagas por turno e disciplina. O objetivo da avaliação é criar mecanismos que possam inibir a prática da aula vaga e motivar o aluno a permanecer em sala de aula.
INÍCIO E PERSPECTIVA DE DURAÇÃO:
Terá início no dia 27 de fevereiro e culminância no dia 13 de dezembro de 2012.
 Duração do projeto: 10 (dez) mês.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Mês de Março/Abril: Tudo sobre Drogas
·           Introdução as drogas
·           Tabagismo
·           Alcoolismo
·           Drogas ilícitas
·           Prevenção, recuperação e tratamento
·           Filmes
Metodologia: Serão utilizadas as metodologias midiáticas, Tradicional, Construtivista e Sócio-Interacionista, a operacionalização das atividades ficará a cargo do professor substituto, e, com possibilidades do pessoal da administração e direção.
As atividades serão ministradas no auditório da escola e no laboratório de informática, não ultrapassando mais de 50 (cinqüenta) minutos, caso a atividade não tenha sido concluída, a mesma deverá ter continuidade na próxima oportunidade. Com possibilidades de utilização de outros locais dentro da unidade de ensino.
 Maio/Junho:
·           Palestras sócio-educativas
·           Seminários
·           Peças teatrais, recital
·           Contos de causos
·           Filmes
Julho/Agosto
·           Atividades cívicas
·           Hinos (nacional, da independência, da bandeira)
·           Filmes
Setembro/Outubro
·           Documentário sobre a independência do Brasil
·           Estudo do ECA
·           História de Macajuba
·           Filmes
Novembro/Dezembro
·           FEMM (Festival Estudantil de Músicas de Macajuba)
OBJETIVOS: ESPECÍFICO/GERAL
Objetivo geral:
·           Execrar a prática da aula vaga na escola, e em conseqüência, reforçar as atividades sócio-educativas e lúdicas.
Objetivo específico:
·           Trabalhar temas transversais
·           Estimular o exercício de cidadania
·           Criar o hábito da permanência na sala de aula
·           Manter a disciplina do alunado 
·           Evitar o trânsito de alunos nos corredores
·            Preencher o tempo ocioso, ocasionado pela aula vaga
RESULTADOS ESPERADOS PARA O ANO EM CURSO:
A redução no número de reprovação em todas as séries, principalmente nas séries de 5ª e 8ª.
RECURSOS E MEIOS PARA EXECUÇÃO:
Data show, vídeos, DVD e internet, professor substituto, direção e administração e funcionários.
Idealizador:
Equipe José Pires
Patrocinador:
 Secretária Municipal de Educação / Colégio José Pires
Apoiadores:
Secretaria Municipal de Educação / Direção/ Professores / Alunos e Agentes de apoio. 

Um comentário: