COLÉGIO JOSÉ PIRES

COLÉGIO JOSÉ PIRES
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO

sábado, 17 de março de 2012


GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

A gestão democrática é a palavra de ordem na administração do Colégio José Pires. Os educadores do no novo milênio devem ter na gestão democrática um princípio do qual não arredam pé nem abrem mão. 
Quanto mais a escola é democrática, mais transparente é. Quanto mais a escola é democrática, menos erra, tem mais acerto e possibilidade de atender com eqüidade as demandas sociais. 
Quanto mais exercitamos a gestão democrática nas escolas, mais os preparamos para a gestão da sociedade política e civil organizada. Aqui, pois, reside uma possibilidade concreta: entender a escola como instituição parcial aos posicionamentos políticos tanto dos alunos, quanto dos seus docentes e agentes educacionais.
Quem exercita a democracia em pequenas unidades escolares, constrói um espaço próprio e competente para assumir responsabilidades maiores na estrutura do município . Portanto, quem estar na missão de educar não deve nunca descartar a possibilidade de inserção no meio social de forma mais efetiva e participativa e com isso poder exercitar a melhor política do mundo, a democracia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário