TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA : CRISTIANE FERREIRA
Todos sabemos que as atuais
demandas sociais requerem cidadãos capazes de exercer plenamente a sua
cidadania. Isso implica saber analisar criticamente as realidades sociais
e organizar a ação para intervir nessa realidade. Ou seja, a sociedade atual
precisa de cidadãos atuantes, que não se limitem a observar a realidade, mas
que nela saibam agir, examinar os fatos, articular acontecimentos, prever suas
possíveis consequências para a qualidade de vida das pessoas, da cidade, do
país, do planeta.
No mundo da informação isso significa, por um lado, saber lidar com a informação, que tem várias naturezas — matemática, científica, filosófica, artística, religiosa, por exemplo —, e vem de várias fontes e por vários caminhos — mídia impressa, radiofônica e televisiva, meio acadêmico e Internet, entre outros. Lidar com a informação significa apropriar-se de:
formas de obtenção da informação para conhecer o real;
No mundo da informação isso significa, por um lado, saber lidar com a informação, que tem várias naturezas — matemática, científica, filosófica, artística, religiosa, por exemplo —, e vem de várias fontes e por vários caminhos — mídia impressa, radiofônica e televisiva, meio acadêmico e Internet, entre outros. Lidar com a informação significa apropriar-se de:
formas de obtenção da informação para conhecer o real;
procedimentos que
permitam o reconhecimento da pertinência e idoneidade da informação;
recursos que
possibilitem a divulgação da informação;
Por outro lado, exercer plenamente a cidadania significa saber agir utilizando a informação. Em uma sociedade letrada, obter informações, analisá-las criticamente, saber divulgá-las e agir utilizando essas informações passa pelo domínio de um objeto social fundamental: a linguagem escrita.
Quando se fala em domínio da linguagem escrita, fala-se em saber lidar de maneira proficiente com todos os conhecimentos com os quais se opera nas práticas de linguagem. Quer dizer, fala-se em ler e escrever utilizando os procedimentos e estratégias que conferem maior eficácia aos textos produzidos e às leituras realizadas.
Alunos da 8º ANO A
Alunos da 8º ANO B
Alunos da 8º ANO E
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