COLÉGIO JOSÉ PIRES

COLÉGIO JOSÉ PIRES
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ESCOLA: Gestão Democrática e Participativa.

Cumprindo mais um dos sábados letivos, o corpo docente do Colégio José Pires, juntamente com a coordenação pedagógica e corpo diretório, se reuniram para mais um treinamento. Na oportunidade o diretor o professor Cirilo Coelho, falou sobre a importância da participação ativa dos agentes da educação lotados na unidade escolar, falou sobre a necessidade de uma gestão de fato democrática e participativa, onde todos os agentes escolares devem se envolver no processo de interação e integração das ações desenvolvidas durante o ano letivo. Falou da importância da valorização do professor e do envolvimento direto da família e do próprio aluno.   

 
  
 



Educação não se faz com demagogia, educação não é um ato isolado, educação é acima de tudo compromisso com a cidadania.

 Secretária de Educação Professora Eliete Matos
Professora Telma Machado
Coordenadora Viviane Pereira
 
Vice-diretora Adailde Araújo 
 Professora Cristiane Ferreira
 Professoras Eliane Alvves e Geyse Rodrigues- Professores Cirilo Coelho e Walter Lima
 Professoras Cristiane Dias e Vilma Bonfim
Professoras Eliane Vitória e Eliane Alves
 
Professores Cirilo Coelho e Geyse Rodrigues
Professoras Crispina e Crispiniana
 
Professores Walter Lima e Jordane Suzart
Cristiane Dias e Cristiane Ferreira
 
Walter Lima e Professora Alda Araújo
Professoras Mônica Lima e Iraneide Fraga
 
Geyse Rodrigues e Eliane Alves
Professora Fabiana Suzart e Cirilo Coelho
Professor Vinícius e Fabiana Suzart
Professora Alda Araújo e Cirilo Coelho

A escola é o espaço social e político, historicamente construído para a concretização da prática social da educação, é o lugar privilegiado para a construção e o exercício da parceria, do companheirismo. Como sistematizadora da educação formal do aluno, a escola tem como função primordial garantir uma prática educativa de qualidade, bem como promover a integração do conjunto da prática pedagógica na escola. Portanto, cabe a administração compartilhada da escola oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento pleno do indivíduo e que possa implantar as mudanças necessárias para que todos os alunos adquiram, com competência, o conhecimento. No entanto, para que a escola cumpra com sua função social e política é preciso que a gestão escolar seja democrática. Uma escola fundamentada em uma gestão democrática é aquela que favorece a participação ativa de alunos, pais , professores e funcionários, enfim, onde toda a comunidade escolar possa inteirar-se e opinar sobre os assuntos que dizem respeito à escola.

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