COLÉGIO JOSÉ PIRES

COLÉGIO JOSÉ PIRES
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO

quarta-feira, 16 de maio de 2012



COLÉGIO JOSÉ PIRES


PROJETO
" AÇÃO PARA REEDUCAR"
Macajuba, 07 maio e 2012.

Introdução

 Um dos grandes questionamentos de professores, direção e pessoal de apoio é o grande número de alunos nos corredores da escola. Sabermos que no momento de transição dos professores de uma aula para outra, ocorre uma grande movimentação de alunos, que saem das suas salas sem a autorização dos professores, e muitos só retornam 10 a 15 minutos depois que o professor está dentro da sala.
Essa movimentação involuntariamente tem se constituído em mine-intervalo, pois os alunos usam essa transição para usarem os banheiros, o bebedouro e até para merendar. Essa circulação fora do intervalo efetivamente tem prejudicado muito no rendimento escolar dos alunos, embora alguns não pratiquem essa ação, entretanto, a maioria é praticante ativo dessa irregularidade.
Pensando exclusivamente no bom andamento das ações da escola, o corpo pedagógico do Colégio José Pires, empreendeu uma nova ação na busca da resolução dessa demanda.
Utilizando da boa vontade e do compromisso dos professores e agentes educacionais lotados nessa unidade de ensino, a direção juntamente com a coordenação pedagógica elaborou o Projeto Ação “Uma Ação para Reeducar” que será colocado em prática a partir do dia 07 de maio do ano de 2012. O sucesso da ação é um desafio de todos que lutam por uma educação de qualidade. 

Justificativa

 A LDB estabelece que no Ensino Fundamental, o efetivo trabalho letivo se constitui de 800 horas, de 60 minutos,  por ano. Esse é um direito dos estudantes. Ao mesmo tempo, a LDB estabelece que a duração da hora-aula das disciplinas é da competência do projeto pedagógico do estabelecimento. O total do número de horas destinado a cada disciplina também é de competência do projeto pedagógico. No caso do Colégio José Pires que manifesta a decisão de dedicar um mínimo de 50 minutos horda/aula para cada disciplina, é necessário estratégias para garantir de fato esse tempo de aula.
 Tendo em vista a grande evasão da sala de aula no momento da transição das aulas, e que, também, a dinâmica desenvolvida pelos professores para a troca de cadernetas, implicava em uma demora involuntária e com isso ocasionava uma perda no tempo mínimo estabelecido pela Lei, além de causar uma grande movimentação nos corredores, banheiros e bebedouros, que por sua vez criava uma desordem no retorno a aula, a equipe pedagógica depois de uma analise minuciosa desenvolveu uma estratégia para garantir a eficácia das aulas e a reeducação do alunado no sentido de permanecer nas salas de aulas no momento da transição de uma aula para outra. A presente ação destaca o interesse dos educadores e da escola de estabelecer metas para o cumprimento das aulas na sua plenitude, além de reeducar o alunado no sentido de permanência em sala de aula.
Objetivos: Específico/Geral
Objetivo geral:

·      Fazer com que os alunos permaneçam na sala de aula durante a transição dos professores, no período de uma aula para outra.
Objetivo específico:
·      Disciplinar o aluno no uso do banheiro e bebedouro;
·      Reeducar o aluno em relação à dinâmica da troca das aulas;
·         Estabelecer uma disciplina onde o horário das aulas seja de fato observado;
·         Envolver todo agente escolar no processo de educação do aluno;

Órgão/Instituição Responsável: Colégio José Pires
Nome do Responsável/Função: Equipe Gestora
Local da Ação: Macajuba-BA.
Público Alvo: O alunado
Descrição da Ação:
O projeto prevê que todos os alunos que estejam em sala de aulas permaneçam nela durante o momento de transição de uma aula para outra. Os professores estarão executando uma nova dinâmica na mudança das aulas, com a nova proposta não haverá mais a necessidade de o professor se dirigir para sua sala para fazer a troca de cadernetas, haja vista, que os agentes educacionais da escola estarão responsáveis por recolher e entregar os diários aos professores na sala que o mesmo for ministrando aula. Apenas no primeiro horário o professor subirá para as salas com a caderneta e a trará na decida para o intervalo. No retorno do intervalo não haverá a necessidade do agente entregar a caderneta ao professor, pois novamente o professor levará consigo a caderneta. Além de recolher e devolver os diários, os agentes serão responsáveis por monitorar as salas que estiverem responsáveis.
 Os agentes distribuídos nos corredores, serão responsáveis por duas salas cada um, também, deverão assessorar os professores nas suas necessidades. Tipo: Pegar água, encaminhar alunos para a direção ou outras necessidades pertinentes a sua aula.    
Avaliação
A avaliação deste projeto ocorrerá a partir de registros dos professores e agentes educacionais, bem como do corpo administrativo e diretório. Serão feitas em reuniões e momentos específicos reflexões e discussões objetivando o melhoramento das ações estabelecidas.
Início e perspectiva de duração:
Terá início no dia 07 de maio de 2012.
 Duração do projeto: 07 (sete) meses.
Resultados esperados para o ano em curso:
Esperamos que o alunado compreenda a importância da implantação e efetivação dessa nova dinâmica no sentido de uma reeducação na sua maneira de se comportar no momento da troca das aulas, espera-se que todos, professores, alunos e agentes educacionais estejam atentos ao cumprimento dos 50 minutos de aula previsto pela LDB.
Resultados esperados para o ano vindouro:
Esperamos que o projeto ganhe forças e tenha início no primeiro mês do ano letivo.
Idealizador:
Equipe pedagógica do Colégio José Pires
Patrocinador:
 Colégio José Pires
Apoiadores:
Direção/ Professores / Alunos e Agentes de apoio 

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