COLÉGIO JOSÉ PIRES

COLÉGIO JOSÉ PIRES
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO

terça-feira, 24 de abril de 2012

A ESCOLA   X   FAMÍLIA, UMA UNIÃO NECESSÁRIA 

Pesquisa realizada pelo Movimento Todos pela Educação – que tem como missão trabalhar para que sejam garantidas as condições de acesso, alfabetização e sucesso escolar – afirma que a participação ativa da família na vida escolar das crianças e adolescentes pode trazer mais resultados do que se imagina.

No nosso municípios queremos mudar essa realidade graças à iniciativa do Colégio José Pires que implementou em parceria com a Secretária Municipal de Educação Professora Eliete Matos, o projeto “Escola X Família Uma união necessária”  O projeto visa aproximar e estreitar as relações entre pais e professores, por meio da visita de Agentes Educacionais à residência dos alunos para conhecer o ambiente familiar e a realidade de cada aluno.
 Na visita, os profissionais conversam com os responsáveis pelos estudantes e compartilham assuntos educacionais relevantes que visam melhorar o desempenho escolar e aumentar a participação da família nos projetos oferecidos pelas escolas.

O Programa já se desenha em um grande sucesso na educação do município mais de 50 famílias já foram visitadas. Esperamos visitar todas as famílias dos alunos matriculados no José Pires. Por conta disso, o resultado dessa iniciativa inovadora pode ser observado pela satisfação e elogios por parte dos pais e alunos.

Entendemos a educação como um tripé, que envolve ações da Secretaria de Educação, da escola e da família. É fundamental saber como vive o aluno, quais as suas dificuldades, pois tudo o que acontece em casa interfere de algum modo no seu comportamento na escola, no seu desempenho nas aulas e nas provas. Com essa aproximação, já temos uma base para analisar cada situação e assim começar a lidar melhor com os problemas. Por outro lado, a família se sente valorizada com a atenção dada pela escola àquela criança e se envolve mais no processo educacional.


Segundo pesquisa, a interação da família com a escola incentiva notas melhores e, consequentemente, melhores posições do país em rankings de qualidade da educação.

Especialista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul afirma ainda, que no Brasil, a participação dos pais ainda é muito incipiente. Muitos pais só visitam a escola quando são convidados ou por consequencia de algum ato inadequado praticado por seu filho, hoje porém, estamos consceintizando os pais a participarem ativamente da vida escolar da criança e do adolescente, para isso traçando uma nova meta para aproximar a família da escola. Essa meta Granças a Deus e aos esforços dos agentes da educação do José Pires e da força da Secretária Municipal de Educação Eliete Matos com toda certeza será alcançada.  

quinta-feira, 12 de abril de 2012


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

COLÉGIO MUNICIPAL JOSÉ PIRES

Rua do Açude – Parque Municipal Ramalho Sampaio, s/n
CEP 46.805-000 – FONE (74) 3259-2275 – Macajuba – Bahia
Autorização D.O. 31/08/2004 – Resolução CEE 55/2004 –
Parecer CEE 153/2004     Código da UEE   29409128

                         PROJETO
"ESCOLA &  FAMÍLIA"
UMA UNIÃO NECESSÁRIA

Macajuba, 27 março e 2012.

Introdução

 Quando os professores relatam que o fato da “família não ir bem” influencia o desenvolvimento escolar dos alunos, estão certamente, imbuídos de razão. Porém, apenas diagnosticar as dificuldades dos pais, providenciará um maior afastamento da família, pois os professores é que são especialistas em educação.
A construção da parceria enquanto uma relação de cooperação entre as instituições família e escola, implica em colocar-se no lugar do outro, e não apenas naquela colaboração tão conhecida do pai que vai à escola só nas reuniões de pais e mestres ou quando é convocado pela direção.
O propósito é que essa parceria se construa através de uma intervenção planejada e consciente, em que a escola possa criar espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa, estabelecendo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições.
Reforça-se então, a necessidade dos educadores dispensarem alguns momentos da sua formação, para conhecer a realidade do seu aluno e com base nas visitas refletirem e reconstruírem a forma de intervenção pedagógica a ser utilizada no processo ensino/aprendizagem, além de estabelecer um parâmetro diferenciado na relação entre um aluno e outro.
   
Justificativa

Em seu artigo primeiro, a LDB trata da educação de uma forma muito ampla. Ela reconhece que a escola compartilha a responsabilidade de educar as novas gerações (crianças, adolescentes) e também os jovens e adultos com várias outras instituições da sociedade; a FAMÍLIA, a convivência humana, o trabalho, as instituições de ensino e pesquisa, os movimentos sociais, as organizações da sociedade civil e as manifestações culturais. Portanto, a FAMÍLIA e a escola compartilham a responsabilidade pela educação com várias outras instituições.
O Projeto: “Escola & Família uma União Necessária” é um grande esforço da gestão do José Pires no sentido de demonstrar que é possível praticar uma ética de co-responsabilidade educativa entre a família e a escola. A iniciativa da interação Escola X Família, tem a finalidade de criar uma cumplicidade entre as duas instituições para que se sintam comprometidos com o ideal de uma educação de qualidade para todos.
O artigo 2º da LDB afirma que a educação é direito de todos e dever da FAMÍLIA e do Estado cabendo aos pais, na idade própria, matricular seus filhos na rede escolar, cumprindo ao Estado a responsabilidade de oferecer vagas e condições adequadas de ensino. Segundo este raciocínio é bem claro que não apenas a escola tem a responsabilidade em educar, mas a família é co-autora nesse processo.

  Objetivos: Específico/Geral
  Objetivo geral:
 ·      Criar uma relação com a família do aluno e conhecer a realidade do mesmo.
 Objetivo específico:
·      Conhecer a realidade do aluno;
·      Conhecer a família;
·         Estabelecer uma relação mais justa com a família;
·         Envolver a família no processo de educação do aluno;
 Órgão/Instituição Responsável: Colégio José Pires
 Nome do Responsável/Função: Equipe Gestora
 Local da Ação: Macajuba-BA.
 Público Alvo: A Família
  Descrição da Ação:
 O projeto prevê que a escola durante o ano letivo faça uma visita a cada família de alunos matriculados na instituição. As visitas serão feitas durante o horário normal de aulas e serão realizadas pelo diretor e equipe pedagógica e/ou administrativa.
Os alunos escolhidos para serem visitados serão escolhidos de forma aleatória, pois o objetivo não é prestar um relatório sobre o comportamento ou aprendizagem do aluno, mas é sobre tudo, para que a escola tenha uma interação maior com a família, conhecer a realidade em que vive o aluno e colher informações que não estão postas na ficha de matrícula. Todas as visitas serão anotadas em livro especifico para tal finalidade além de registradas em fotografias, para a comprovação da visita.
 Avaliação
A avaliação deste projeto ocorre a partir de registros e depoimentos dos familiares, com reflexões e discussões objetivando o estabelecimento de novas metas.

Início e perspectiva de duração:
Terá início no dia 22 de março e culminância no dia 28 de novembro de 2012.
 Duração do projeto: 08 (oito) meses.
 Cronograma
 Março:
Nova Cruz e Macajuba
Abril:
Macajuba e Santa Luzia
Maio:
Macajuba e Região do Caldeirão do Morro
Junho:
Nova Cruz e Fazendas
Julho:
Santa Luzia e Fazendas
Agosto:
Macajuba e Fazendas
Setembro:
Macajuba e Nova Cruz
Outubro: Nova Cruz e Santa Luzia
Novembro:
Visitas aleatórias 
 Resultados esperados para o ano em curso:
Expandir o projeto, de forma que todas as famílias indiscriminadamente sejam visitadas, principalmente as que estão inseridas na zona rural do município. E que haja uma relação mais justa entre Escola e Família.
Resultados esperados para o ano vindouro:
Envolver todas as famílias de alunos matriculados na rede municipal de Macajuba.
Recursos e meios para execução:
Transporte: Carro, maquina fotográfica, caneta, papel, livro de anotações.
 Idealizador:
Equipe José Pires
Patrocinador:
 Secretária Municipal de Educação / Colégio José Pires
Apoiadores:
Secretaria Municipal de Educação / Direção/ Professores / Alunos e Agentes de apoio