COLÉGIO JOSÉ PIRES

COLÉGIO JOSÉ PIRES
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ABERTURA DO ANO LETIVO 2012


COLÉGIO MUNICIPAL JOSÉ PIRES

Rua do Açude – Parque Municipal Ramalho Sampaio, s/n
CEP 46.805-000 – FONE (74) 3259-2275 – Macajuba – Bahia
Autorização D.O. 31/08/2004 – Resolução CEE 55/2004 –
Parecer CEE 153/2004     Código da UEE 29409128

Relatório da programação da abertura do ano letivo 2012
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” Paulo Freire
Correntes teóricas presentes na literatura científica têm demonstrado a importância das relações interpessoais para o processo de construção do conhecimento. É no contexto da interação professor/aluno/aluno/comunidade/funcionários que se configura a relação entre as necessidades educacionais dos alunos e as respostas pedagógicas a elas disponibilizadas.
Pensando na oportunidade de envolver todos os responsáveis pela manutenção e instrumentalização da aprendizagem do aluno, a escola desenvolveu o dia de acolhimento e integração.
De forma organizada e utilizando uma metodologia que envolvesse todos de forma simultânea, a escola foi dividida em oficinas monitoradas pelos professores e pelo pessoal de apoio. Antes da abertura dos trabalhos pedagógicos o corpo docente e direção participaram de um momento religioso onde fora impetrada a benção de sucesso e conservação da saúde de todos os professores e funcionários da escola. Fica bem claro que o momento religioso não esteve arbitrariamente direcionado a um credo religioso, haja vista, que foi aberto pela direção espaço para todos os credos religioso, considerando o disposto da LDB no seu artigo 33, que veda qualquer forma de proselitismo. 
O aluno teve a oportunidade de está na escola revendo os colegas antigos e formando novas amizades com os novatos. Durante todo o decorrer do dia 08/02/2012, em turnos separados a escola desenvolveu atividades pedagógicas que integrasse a comunidade estudantil, sala de cinema, salas de jogos, Exposição de fotos da escola, mural da fama e a famosa roda de bate papos foram atividades desenvolvidas no que chamamos de “Dia de Integração”, objetivando uma maior motivação e, também, despertar no alunado o interesse de conservar as dependências da escola em perfeito estado de conservação.
Informamos que tivemos a participação da comunidade local representada pelos pais e responsáveis pelos alunos matriculados, a participação em massa do corpo docente e quadro de funcionários, esteve presente também a coordenadora geral de educação a Senhora Regina Silvany, além do representante do poder legislativo o Senhor Vereador Ivan Pamponet.
A direção do Colégio José Pires na pessoa do professor José Cirilo Santos Coelho, diretor desta Unidade de Ensino assina o presente relatório, que consta as atividades desenvolvidas nos dias 08 a 10 de fevereiro de 2012.

08/02/2012
Impetração da Benção pelo Pastor Edilson Marcos (Sala dos Professores)
Palestra informativa e de boas vindas (Professor Cirilo Coelho)
Participação de pais
Sessão de Cinema no Auditório
Mural da Fama (Assinaturas de alunos)
Sala de jogos (Damas, Xadrez, Pega varetas etc.)
Exposição de fotos da escola ( datashow)
Roda de bate papos.
 09/02/2012
Apresentação, Leitura e discussão de artigos específicos do regimento interno. (Direitos e Deveres do aluno)
10/02/2012
Início da Avaliação diagnóstica por disciplina
Apresentação do projeto “Minha aula vaga não é vaga”
Apresentação e continuação do sub-projeto “Minha escola é padronizada”.